Fotografia de Vitor Diegues
Troca de experiências
por Vitor Diegues - Quarta, 8 Junho 2011, 09:51
 

Bom dia a todos.

Antes de mais, os meus sinceros parabéns pela iniciativa de se ter criado esta plataforma nacional onde podemos partilhar, com os vários estabelecimentos de ensino, os projectos ligados à rádio e televisão em meio escolar.

Sou o coordenador de uma WebRádio Educativa no Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (Barcelos) - Rádio Vale do Tamel - e temos tido experiências fabulosas com os nossos alunos. O nosso projecto tem superado mesmo as nossas expectaivas e terei todo o gosto em partilhar com todos os colegas a nosso projecto.

A ideia que a equipa da RTEN (da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) teve em se criar o 1.º Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares será certamente uma excelente oportunidade para que todos possamos partilhar os nossos projectos e estabelecer pontes entre eles. A nossa escola estará ao vosso dispor. Os colegas que queiram conhecer mais de perto o nosso projecto (funcionamento, como foi criado, tipo de programação, adesão dos alunos, ....) deixem as questões aqui no fórum.

O endereço do nosso projecto é este:

http://radiovaledotamel.blogspot.com

Cumprimentos

Vitor Diegues | coordenador da WebRádio Vale do Tamel

 
Fotografia de SJ  Radio
Re: Troca de experiências
por SJ Radio - Quarta, 15 Junho 2011, 00:47
 
Aproveito aqui a deixa do colega Vitor para vos dar a conhcer o TPC - Tempo para Comunicar. A grande aposta da nossa rádio para este ano lectivo que conta com o apoio da Geração C (www.geracao-c.com) a marca da Juventude da Câmara Municipal de Cascais.

Neste programa a palavra de ordem é dos jovens e trazemos à conversa temas do seu dia-a-dia, moderados por uma professora e sempre com um convidado.

1º Programa - Nutrição (tivemos a presença da Dra. Cristina Vilaça, nutricionista do Espaço S);
2º Programa - Empregabilidade (tivemos a presença do Dr. Francisco Carreiro da Geração C);
3º Programa - Sexualidade (tivemos a presença da Enfermeira Paula Pinto Coelho do Espaço S);
4º Programa - Programas de Verão (tivemos a presença da Dra. Cristina Fonseca da Geração C);
5º Programa - Associações Juvenis (Cláudia Fernando, da Associação Rota Jovem); 6º Programa - Voluntariado (vamos convidar a Dra. Rosária Silva da área do Voluntariado).

O programa estreia todas as terças-feiras ao 12h e tem repetições ao longo da semana, na nossa emissão online. A próxima terça-feira estreia o quinto programa.

Os dois primeiro já estão disponíveis no site, em ww.sjradio.com aconselhamos a ouvirem.

Entretanto queria informar-vos que o o ano passado estivemos em Ponta Delgada, juntamente com a Escola Frei Gonçalo de Azevedo (também aqui do Concelho de Cascais e pertencente à rede de rádios escolares da Geração C), a convite da Escola Domingos Rebelo e do Governo Regional dos Açores para participar no 2 Encontro dos Mass Media e a Escola, intitulado - Ondas de Rádio. Fomos convidados com a o intuito de falarmos do nosso projecto e passar um pouco da nossa experiência aos alunos da ilha. Entretanto foi lançado o desafio pela organização do evento, que foi agarrado pela Escola Frei Gonçalo de Azevedo que está a organizar o próximo encontro que se realizará no próximo ano no nosso concelho e que será dedicado aos projectos de televisão existentes nas escolas.

Ao mesmo tempo temos servido de inspiração e de rampa de lançamento para muitas escolas, as quais nos visitam (e deixo já o convite a todos) para conhecerem um pouco mais o nosso projecto e poderem arrancar com o delas.

Estamos abertos a qualquer questão que queiram colocar e esperamos poder também contar com vocês para nos ajudarem a crescer (apesar de já irmos com 8 anos de projecto).

Em relação ao 1º Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares, podem contar connosco para o que for necessário. Como diz o Vítor será uma óptima oportunidade para trocarmos ideias e dar a conhecer melhor os projectos.

Alguma coisa, estamos à disposição.

Cumprimentos,

Bruno Barbacena
Dir. Adjunto SJ Rádio
www.sjradio.com
facebook.com/sjradiofanpage


.
Re: Troca de experiências
por José Nobre - Quarta, 12 Outubro 2011, 22:33
 

Boa noite a todos,

Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa !

Sou coordenador de um projecto que teve o seu inicio na ano letivo transato e que continua este ano, chamado Calazans TV (Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte - Marinha Grande). Apesar das dificuldades em implementar um projeto desta natureza, o trabalho desenvolvido deu frutos e conseguimos cativar um número elevado de alunos. Para este ano o projeto é mais ambicioso e pretendemos não só ir mostrando o que se faz na escola durante o ano letivo, envolver mais a comunidade local e tentar criar uma grelha de programas anual...

Em relação ao 1º Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares, contamos comparecer.

Entretanto, podem espreitar...

http://calazanstv.esc-calazans.ccems.pt/

Atenciosamente,

José Nobre

Fotografia de Vitor Diegues
Re: Troca de experiências
por Vitor Diegues - Terça, 24 Janeiro 2012, 16:54
 

Boa tarde caros colegas,

Tenho andado nos ultimos tempos a apreciar um pouco mais "por dentro" os vários projetos de rádio que estão a ser implementados nos vários estabelecimentos de ensino do país. Há, de facto, projetos muito interessantes.

Lanço aqui um desafio à DGIDC - e particularmente à dinâmica equipa ERTE. Porque não se pensar na criação de uma estação de rádio herteziana (a emitir na banda FM) que possa absorver muitos destes projetos. Uma ideia arrojada? Sim, mas que tinha toda a razão de existir. Há por aí tantas rádios locais a precisar de conteúdos para as suas programações... E nas nossas escolas desenvolvem-se tantos conteúdos que enriqueceriam, sem margem para dúvidas, as grelhas de programas. O conceito de escola inclusiva viria dar uma boa resposta a esta minha ideia.

Que vos parece a ideia?

Já agora partilhamos mais uma emissão da nossa WebRádio em http://radiovaledotamel.blogspot.com

Saudações a todos

Vitor Diegues
(Escola Básica e Secundária Vale do Tamel - Barcelos )

Fotografia de Rui Hilário
Re: Troca de experiências
por Rui Hilário - Terça, 24 Janeiro 2012, 17:52
 
Considero a ideia muito interessante. Sugeria alargar não só às rádios mas também na área da televisão. Com a introdução da TDT o espetro televisivo vai ser disponibilizado. Seria interessante criar um canal (nacional e/ou local) para as escolas, sobretudo para aproveitamento dos multiplos conteúdos que são produzidos.
Aníbal Madeira
Re: Troca de experiências
por Aníbal Madeira - Quinta, 26 Janeiro 2012, 12:48
 
Ideia muito interessante. Já agora aproveito para dar a conhecer e publicitar a nossa Rádio Paula Nogueira de Olhão que existe há 14 anos...
Podem ouvir-nos a partir da nossa página do Facebook e, em breve, também na página da nossa Escola.

http://www.facebook.com/pages/RPN-R%C3%A1dio-Paula-Nogueira-Olh%C3%A3o/193427967348592

Saudações a todos

Aníbal Madeira - Escola E.B. 2,3 Professor Paula Nogueira - Olhão - Algarve
Ignorar Navegação

Navegação