Fotografia de SJ  Radio
Troca de Experiências
por SJ Radio - Sábado, 4 Junho 2011, 20:59
 
Boa tarde,

Seria interessante, já que nos deram a possibilidade de juntar todos os projectos num local só e facilitar a ligação e troca de experiências entre todos, perceber a realidade que se vive e como funcionam.

As que funcionam online se funcionam 24h por dia?

Qual o horário das que funcionam em circuito interno para a escola?

Se têm uma gralha de programação ou se fazem apenas animação para os intervalos?

Se os alunos têm alguma formação durante o ano?

Se têm alguns colaboradores a apoiar os projectos?

Acho que seriam algumas questões interessantes a debater!

Aguardo respostas de todos os projectos se acharem interessante responder.

Cumprimentos,

SJ Rádio
www.sjradio.com
Fotografia de Maria de Jesus Lopes
Re: Troca de Experiências
por Maria de Jesus Lopes - Segunda, 6 Junho 2011, 20:10
 
O programa de rádio da Escola Secundária do Fundão, " Dias de Escola", vai para o ar todas as semanas, às quartas-feiras, das 17h00 às 18H00, durante os meses de outubro a maio. A gravação do programa é feita todas as terças-feiras, das 14h00 às 16h00, nas instalações da Rádio Cova da Beira do Fundão, que é a nossa parceira.
Usamos uma grelha de programação, que é feita pela equipa de rádio, composta por alunos e dois professores. O nosso programa tem várias rubricas: entrevistas, um espaço dedicado à ciência, outro às tradições e culturas dos países cujas línguas são ensinadas na nossa escola; temos ainda o cantinho do livro, com apresentações de livros e para terminar as notícias da escola, para divulgar as atividades, projetos, informações diversas.
A formação tem sido dada pelos técnicos da Rádio da Cova da Beira.

Maria de Jesus Lopes
Fotografia de SJ  Radio
Re: Troca de Experiências
por SJ Radio - Segunda, 6 Junho 2011, 23:31
 
Olá Maria, boa noite.

A Maria diz que o programa vai para o ar todas as quarta-feiras, das 17h às 18h. Mas o programa vai para o ar para a escola em circuito interno ou passa na Rádio Cova da Beira nesse dia e nesse horário?

Parece-me ser um programa muito interessante. E a grelha de programação de que fala é apenas constituída por música e passa durante os intervalos, ou a vossa emissão é ininterrupta durante o dia para a escola?

Fico à espera das suas respostas.

Cumprimentos,

Equipa da SJ Rádio
www.sjradio.com
Fotografia de Maria de Jesus Lopes
Re: Troca de Experiências
por Maria de Jesus Lopes - Terça, 7 Junho 2011, 11:43
 
Olá,
o programa é transmitido pela Rádio Cova da Beira, nesse dia e horário. Na escola, temos acesso ao programa através da rádio, e podemos, na semana seguinte, ter acesso ao programa através da Página da Escola, onde são colocados os programas.

A grelha de programação é constituída por várias rubricas , como já referi, entre as quais passamos música.

Maria de Jesus lopes

Fotografia de SJ  Radio
Re: Troca de Experiências
por SJ Radio - Terça, 7 Junho 2011, 15:35
 
A vossa grelha funciona durante o dia ou apenas durante os intervalos?

Equipa SJ Rádio
www.sjradio.com
Fotografia de Rui Fernandes
Re: Troca de Experiências
por Rui Fernandes - Terça, 7 Junho 2011, 10:56
 

Bom dia;

O nosso clube de rádio funciona nos intervalos com a participação dos alunos.

Neste período, os alunos têm uma "playlist" de passagem obrigatória, na qual estão incluídos programas audio e video (uma vez que temos um plasma na sala do aluno) realizados pelos alunos em Área-Projecto e por um grupo de alunos que todas as manhãs faz uma apresentação em Powerpoint com as principais notícias.

Já durante as aulas "ligamos" a rádio a um sitio de música na internet muito interessante que desde já recomendo - www.musicovery.com

Para além disso temos um sitio na internet no qual colocamos alguns dos programas realizados pelos alunos.

Cumprimentos,

Rui Fernandes

Fotografia de Hora ESA
HoraESA - Escola Secundária de Arouca
por Hora ESA - Segunda, 27 Junho 2011, 17:34
 
 

O nosso programa - HoraESA - surgiu como concretização de uma das propostas constantes do projecto de candidatura da actual Directora da nossa escola - Escola Secundária de Arouca.

 

Trata-se de um programa semanal, com a duração de cerca de 50 minutos, transmitido pela Rádio Regional de Arouca, às sextas-feiras, entre as 19 e as 20 horas.

 

A equipa de trabalho é constituída por 4 professores responsáveis individualmente pela produção dos vários programas. Com os professores colaboram alunos do ensino básico e secundário que, em conjunto, produzem e recolhem todo o material necessário à concretização dos programas.

 

Em termos de alinhamento, há uma estrutura pré-definida que engloba as rubricas “Notícias da ESA” e “Europedirect”, nas quais são transmitidas notícias referentes às actividades realizadas na e pela Escola, assim como notícias da Europa (da responsabilidade do Centro Europe Direct Entre Douro e Minho – com o qual a ESA estabeleceu um protocolo de parceria). Cada programa conta com um tema principal.

 

Em muitos programas há entrevistas, em directo ou gravadas, a elementos da comunidade educativa ou outros convidados.

 

A escolha musical pode ser da responsabilidade dos produtores ou dos convidados, dando-se sempre destaque à música portuguesa.

 

Este ano lectivo, apenas a equipa de professores teve formação em programas áudio.

 

Depois da emissão, o programa fica disponível, durante uma semana, na primeira página do sítio da Escola: http://esec-arouca.pt/joomla2/. Após esse período fica arquivado online através do link: Programas HoraESA.

 

Equipa HoraESA

 

José Luís Alves

 

Lindolfo Tavares

 

Márcia Ferreira

 

Paulo Almeida

 
Fotografia de José Luís Torres Carvalho
Encontro AFI 2012 - Redondo (Alentejo) - 7 a 9 de Maio
por José Luís Torres Carvalho - Segunda, 27 Fevereiro 2012, 22:23
 

Estimados colegas,

Queremos dar-vos a conheer o Encontro AFI 2012 sobre o qual podem obter mais informação no seguinte link: http://pmate4.ua.pt/conferencias/afi2012/

Na nossa perspetiva, a participação neste Encontro seria uma excelente oportunidade para partilhar, com uma audiência alargada, as experiências no âmbito da iniciativa "Rádio e Televisões Escolares na NET" em desenvolvimento nas vossas Escolas / Agrupamentos.

Equipa CCTIC UÉvora,

- - - - - - - -

ENCONTRO AFI 2012 - APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL


Tema: Recursos educativos digitais no desenvolvimento das aprendizagens

Datas: 7, 8 e 9 de Maio em Redondo (Alentejo)

Organização: Projeto PmatE da Universidade de Aveiro em conjunto com o Grupo de Investigação Ciberdidact da Universidade de Extremadura (Espanha) e o Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Redondo.


O AFI reúne professores, de todos os ciclos de ensino, investigadores e divulgadores de ciência que se debruçam sobre as questões da aprendizagem em diferentes ambientes, dando a conhecer as atividades e os projetos que levam a cabo e mostrando, num espaço dedicado à troca de experiências, o que de melhor se faz em Portugal, na área da Educação.

A par com esta partilha de conhecimento, esta edição do AFI cumpre ainda o objetivo de promover o debate sobre a importância dos recursos educativos digitais no desenvolvimento das aprendizagens, e dar contributos focalizados pelo olhar das diferentes aprendizagens – formal, não-formal e informal, que assumem hoje uma importância crescente.

O Encontro será acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, o que significa que os professores que se inscrevam como formandos podem usufruir de créditos pela sua participação.

Os autores de artigos poderão submeter, até dia 31 de Março, trabalhos originais que se enquadrem nas temáticas do Encontro. A inscrição está aberta até ao dia 29 de Abril.

Para mais informação, por favor contate a organização (pmate@pmate.ua.pt) ou o CCTIC da Universidade de Évora (minerva@uevora.pt).


Com os melhores cumprimentos,
A Equipa CCTIC UÉvora

_._._._._._._._._._._._._._._._._.
Centro Competência TIC
Universidade de Évora
7000-803 Évora; Portugal
http://www.minerva.uevora.pt
jlc@uevora.pt
+351 266 760 990

Ignorar Navegação

Navegação