Fotografia de SJ  Radio
Re: Bem-vindos
por SJ Radio - Terça, 21 Junho 2011, 23:50

Boa noite Teresa.

Relativamente ao assunto de uma rádio online, aconselho a pensarem melhor se têm uma estrutura que aguente com os vossos objectivos.

O nosso projecto (www.sjradio.com) existe há 8 e só estamos há 2 anos online. Estivemos durante 6 anos a funcionar apenas em circuito interno para a escola, mas sempre tivemos o site (com outra imagem, este é mais recente), mas nunca com emissão online 24h por dia.

É complicado manter uma estrutura consistente, quando os alunos só estão "3 anos" na escola. E motiva-los de modo a que assumam uma responsabilidade, ou um compromisso para com o projecto, é muito complicado.

Para lhe dar um exemplo, eu fui aluno no liceu de São João há 8 anos, mas nunca me desliguei do projecto e faço a coordenação do mesmo em conjunto com o Professor Fernando Ramos. Sou profissional da comunicação (sou produtor no programa Curto Circuito, da Sic Radical) e tenho a sorte do meu horário me permitir dar um apoio ao projecto, porque tenho noção que se não estivesse lá dificilmente conseguimos estar onde estamos agora apenas com a gestão de um professor que tem 1500 coisas para fazer (principalmente o professor Fernando, que pertence à direcção da escola).

Com a minha ajuda e experiência profissional foi possível montarmos uma estrutura com os alunos que participam no projecto e com colaboradores externos, que nos permitem ter uma grelha minimamente composta e que preenche as 24h da emissão, juntamente com a musica como é óbvio.

Para além disso, mantemos a nossa emissão ininterrupta para todo a escola desde as 10h até às 18h30.

Por isso, aconselho-a a pensar bem se o vosso objectivo é montarem uma plataforma de emissão 24h por dia, ou produzirem um programa de uma hora e publicarem online.

Avanço desde já e fica aqui aberto o desafio a todas as escolas que dividem o espaço aqui criado, que a SJ Rádio para o próximo ano vai abrir um espaço na emissão online para as escolas que estejam interessadas em colocar os seu programas online. Ainda estamos a estudar a melhor forma de o estruturar em termos de grelha de programação (se o faremos num espaço semanal ou em espaços espalhados pela semana), mas é um dado adquirido que queremos dar a possibilidade a outros projectos de através da nossa emissão poderem mostrar os seus trabalhos.

Por isso se for do seu interesse, porque não pensarem nesta possibilidade?

Mas antes de darem esse passo, pensem bem se depois têm capacidade de responder às responsabilidades.

Qualquer tipo de questão estamos cá para responder.

Cumprimentos a todos,

Bruno Barbacena
Dir. Adjunto SJ Rádio
www.sjradio.com
facebook.com/sjradiofanpage
Ignorar Navegação

Navegação