Fotografia de Nuno Ratão
Bem-vindos
por Nuno Ratão - Quinta, 19 Maio 2011, 17:36
 
Caríssimos colegas,

Damos-vos as boas vindas a este espaço de partilha.
Convidamo-los a usar esta espaço para partilhar experiências, colocar dúvidas, deixar sugestões sobre questões de carácter técnico, relacionadas com a criação e manutenção de Rádios e Televisões Escolares.

Votos de bom trabalho
Nuno Ratão DGIDC/ERTE
Fotografia de Rui Hilário
Re: Bem-vindos
por Rui Hilário - Terça, 7 Junho 2011, 16:10
 
Parabéns por esta iniciativa!
Faço votos que tenham força para continuar.
Abraços
Rui Hilário
Fotografia de Vitor Diegues
Re: Bem-vindos
por Vitor Diegues - Quarta, 8 Junho 2011, 10:18
 

Caro Nuno Ratão e colegas de outras escolas,
Antes de mais parabéns pela vossa iniciativa. Excelente. Há muito tempo que achava necessário haver um plataforma nacional para podermos partilhar projecto desenvolvidos no âmbito da rádio e televisões em meio escolar.
Com a listagem das web rádios  por vós disponibilizada estou a aperceber-me que há muito bons projectos espalhados pelas escolas do país. E como sabemos o velho conceito de rádio, associado à utilização das novas tecnologias dá-lhe uma outra dimensão, uma dimensão mais tecnológica... 
No nosso caso, sentimo-nos previligeados pelo facto do nosso projecto ser o primeiro a "inaugurar" a plataforma. Estou ao dispor de todos para colaborar no que for preciso. http://radiovaledotamel.blogspot.com

O nosso é mail é este : radio.valedotamel@gmail.com

Saudações a todos
Vitor Diegues | coordenador da WebRádio Vale do Tamel (Barcelos)

Fotografia de Vitor Diegues
Uma dúvida.
por Vitor Diegues - Terça, 14 Junho 2011, 22:16
 

Olá a todos.
Antes de inserirmos a nossa emissão de rádio  no blog, temos primeiro que alojar toda a emissão no soundcloud (www.soundcloud.com). Acontece que esta plataforma, muito idêntica ao podomatic, agora tem alguma limitação em termos de espaço para utilizar (sendo uma parte gratuita e outra paga). Pergunto: Alguém conhece outra plataforma gratuita onde se possa alojar som e depois a partir daí fazer o embed code (código) para colar no blogspot?

Fico a aguardar resposta ou outras soluções...
A todos, saudações radiofónicas
Victor Diegues 

http://radiovaledotamel.blogspot.com

Fotografia de SJ  Radio
Re: Uma dúvida.
por SJ Radio - Quarta, 15 Junho 2011, 00:23
 
Boa noite Vitor,

Pois nós aqui na SJ Rádio também nos deparamos com o mesmo problema. O serviço de alojamento do nosso site é muito limitado em termos de espaço de carregamento de ficheiros e também optei por utilizar o sound cloud numa primeira fase, mas só permite o carregamento de 60m de áudio, o que limita o serviço.

Porque não tenta alojar os ficheiros como podcast com o serviço do itunes de podcast. Esse se não me engano é ilimitado.

É uma sugestão. Espero que ajude!

Cumprimentos,

Bruno Barbacena
Dir. Adjunto SJ Rádio
www.sjradio.com
Fotografia de Vitor Diegues
Re: Uma dúvida.
por Vitor Diegues - Quarta, 15 Junho 2011, 22:55
 
Olá Bruno,
Obrigado pela ajuda. Já agora se tiver o link directo para alojar no serviço itunes agradecia uma vez que não encontrei.
Parabéns pelo vosso projecto.
Saudações radiofónicas
Vitor Diegues
Fotografia de SJ  Radio
Re: Uma dúvida.
por SJ Radio - Quinta, 16 Junho 2011, 01:08
 
Penso que este link deve ajudar - http://www.apple.com/itunes/podcasts/specs.html

Força com o vosso projecto também.

Forte abraço e o que for necessário é só dizer!

Bruno Barbacena
Dir. Adjunto SJ Rádio
www.sjradio.com
facebook.com/sjradiofanpage
Fotografia de Teresa Teixeira
Re: Bem-vindos
por Teresa Teixeira - Quinta, 16 Junho 2011, 11:56
 

Bom dia a todos,

primeiro gostaria de dar os parabéns pela iniciativa, pois é um espaço muito útil para este tipo de projectos que, felizmente, estão cada vez mais em expansão!

Eu estou a leccionar na Escola Secundária de Serpa e este ano fiquei responsável pelo Clube de Rádio. A "Rádio Yell" esteve parada um tempo e este ano, após iniciativa de uns alunos através da Área de Projecto, foi reactivada. De momento apenas temos emissões para a Escola (nos intervalos), mas gostaria muito de conseguir criar uma plataforma na Internet. Aproveito este espaço e a vossa experiência para pedir algumas sugestões de programas / plataformas para que possamos criar um projecto on-line.

Agradeço a atenção e desejo que possamos continuar a partilhar experiências e dúvidas...!

Boa sorte para todos os projectos.

Teresa Teixeira

Fotografia de Vitor Diegues
Re: Bem-vindos
por Vitor Diegues - Quinta, 16 Junho 2011, 22:03
 

Olá Teresa,
Como sabe as tecnologias digitais permitem trazer para "fora da escola" os tradicionais projectos de rádio escolar. Foi isso que eu tentei implementar na minha escola e os meus alunos, sendo nativos digitais, adaptaram-se bastante bem e temos tido boas experiências. Aliás posso dizer-lhe que desenvolvi um projecto de Mestrado na Universidade do Minho, tendo como temática central a WebRádio associada à produção de podcasts educativos.

Se quiser, deixo-lhe a si e aos colegas interessados, alguns textos que entretanto tenho publicado neste âmbito.

Outro documento que publiquei na Revista Prisma

Com a leitura destes dois documentos penso que a poderei ter ajudado a si e a outros colegas.
Ao vossos dispor
Vitor Diegues
http://radiovaledotamel.blogspot.com

Fotografia de SJ  Radio
Re: Bem-vindos
por SJ Radio - Terça, 21 Junho 2011, 23:50
 
Boa noite Teresa.

Relativamente ao assunto de uma rádio online, aconselho a pensarem melhor se têm uma estrutura que aguente com os vossos objectivos.

O nosso projecto (www.sjradio.com) existe há 8 e só estamos há 2 anos online. Estivemos durante 6 anos a funcionar apenas em circuito interno para a escola, mas sempre tivemos o site (com outra imagem, este é mais recente), mas nunca com emissão online 24h por dia.

É complicado manter uma estrutura consistente, quando os alunos só estão "3 anos" na escola. E motiva-los de modo a que assumam uma responsabilidade, ou um compromisso para com o projecto, é muito complicado.

Para lhe dar um exemplo, eu fui aluno no liceu de São João há 8 anos, mas nunca me desliguei do projecto e faço a coordenação do mesmo em conjunto com o Professor Fernando Ramos. Sou profissional da comunicação (sou produtor no programa Curto Circuito, da Sic Radical) e tenho a sorte do meu horário me permitir dar um apoio ao projecto, porque tenho noção que se não estivesse lá dificilmente conseguimos estar onde estamos agora apenas com a gestão de um professor que tem 1500 coisas para fazer (principalmente o professor Fernando, que pertence à direcção da escola).

Com a minha ajuda e experiência profissional foi possível montarmos uma estrutura com os alunos que participam no projecto e com colaboradores externos, que nos permitem ter uma grelha minimamente composta e que preenche as 24h da emissão, juntamente com a musica como é óbvio.

Para além disso, mantemos a nossa emissão ininterrupta para todo a escola desde as 10h até às 18h30.

Por isso, aconselho-a a pensar bem se o vosso objectivo é montarem uma plataforma de emissão 24h por dia, ou produzirem um programa de uma hora e publicarem online.

Avanço desde já e fica aqui aberto o desafio a todas as escolas que dividem o espaço aqui criado, que a SJ Rádio para o próximo ano vai abrir um espaço na emissão online para as escolas que estejam interessadas em colocar os seu programas online. Ainda estamos a estudar a melhor forma de o estruturar em termos de grelha de programação (se o faremos num espaço semanal ou em espaços espalhados pela semana), mas é um dado adquirido que queremos dar a possibilidade a outros projectos de através da nossa emissão poderem mostrar os seus trabalhos.

Por isso se for do seu interesse, porque não pensarem nesta possibilidade?

Mas antes de darem esse passo, pensem bem se depois têm capacidade de responder às responsabilidades.

Qualquer tipo de questão estamos cá para responder.

Cumprimentos a todos,

Bruno Barbacena
Dir. Adjunto SJ Rádio
www.sjradio.com
facebook.com/sjradiofanpage
Ignorar Navegação

Navegação